terça-feira, 22 de setembro de 2009

αuto - estimα


A auto-estima envolve tanto crenças auto-significantes( por exemplo: "Eu sou completamente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções auto-significantes associadas ( por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha).

Também encontra expressão no comportamento( por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela).

Em acréscimo, a auto-estima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade ( traço de auto-estima) ou como condição psicológica temporária ( estado de auto-estima).

Finalmente, a auto-estima pode ser específica de uma dimensão particular( por exemplo "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso ") ou de extensão global ( por exemplo "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral") .
αuto - estimα , como vai a sua ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário