terça-feira, 22 de setembro de 2009

O que é responsabilidade social, e como você lida com ela ?


Responsabilidade social, e a responsabilidade que cada ser humano tem dentro da sociedade em que vive. E a obrigação que o ser humano tem, de cuidar do meio em que vive, para a geracoes futuras, extraindo de seu meio só o que precisa, tomando cuidado para não causar danos aquele meio, danos que futuramente as pessoas irão ter que reparar para não fazer um estrago maior ainda !


Eu lido muito bem com minha responsabilidade social, faço minha parte, conscientiso as pessoas ao meu redor para que futuramente possamos ter um Planeta mais digno, mais justo e mais preservado para as gerassoes futuras !

O que espera e deseja para o ano de 2010 , por que ?


O que espero para o MUNDO . .. em 2010 !


O que espero para o ano de 2010, e mais solidariedade, paz, amor e companheirismo no coração das pessoas ! Espero que seja um ano onde possamos rever nossos valores, nossos conceitos, nossas opiniões, e principalmente, nossos erros ! Para não comete-los novamente, para reverter a situação do nosso Planeta, revolucionarmos, pois se cada um fizer a sua parte, iremos conseguir fazer da Terra, um lugar melhor para se viver. Um lugar com muita paz, amor, solidariedade, compreensao, um lugar onde o homem possa viver em paz com a natureza ! Pode parecer muita coisa para se fazer em apenas uma virada do ano, mais se começarmos agora, conseguiremos um Planeta melhor, em menos tempo, temos que tomar providências rápido, antes que nos mesmos destruimos tudo, destruimos o que restou de nossa Terra !


O que espero para MIM .. .em 2010 !


Espero iniciar o ano de 2010, com o pé direito, fazendo novas amizades, aprendendo cada vez mais coisas ! Me tornando uma pessoa melhor a cada dia que se passa !


Quais foram as ideias e reflexões que realizou e conheceu na disciplina no ano de 2009.


A disciplina de ética este ano, esta sendo muito benéfica em meu dia -a- dia.
Esta cada vez melhor aprender, sobre os valores, aprender a não valorizar somente o próximo, mais também a mim mesma ! Com os conceitos de auto - imagem , auto - estima e autoconhecimento, colocar meu "eu interior em equilíbrio" .
Aprender sobre as virtudes, foi uma das melhores coisas, aplica-las em nosso dia -a- dia. Aprender a nunca reverter nossos valores, a correr atrás de nossos sonhos !
Ética esta se tornando cada vez melhor, ainda mais aplicada ao nosso cotidiano (:

Como é lidar com as diferenças em nossa sociedade /


Se eu dissesse que lidar com as diferenças é fácil, eu estaria mentindo, pois realmente, não é ! Devemos respeitar ao nosso próximo acima de tudo, não importa ele sendo negro, branco, deficiente mental ou físico, sendo rico ou pobre, devemos deixar as diferenças de lado ! No fundo, no fundo somos iguais, diante os olhos de Deus, TODOS somos iguais ! Temos que tratar ao nosso próximo do mesmo modo que desejamos ser tratados, então se você quer exigir respeito, respeite , e será respeitado !


Quem são os diferentes em nossa sociedade ? :D





Na nossa sociedade todos nós somos diferentes uns dos outros, somos próprios, somo únicos. Seria horrível viver em um mundo onde todos mundo é igual, não é mesmo ?As pessoas são diferentes em praticamente tudo: cor da pele, cor do cabelo, cor do olhos, altura, peso, não só nas características externas como nas internas também : personalidade, gosto, sonhos, perspectivas. Os gêmeos têm sim algumas características iguais, mas são apenas externas, pois sua características internas são bem diferentes. Vivemos em uma pais, onde a MISCIGENACAO e a caracteristica mais marcante, devemos aprender a viver com as diferenças, sejam elas de raça, cor, cultura, crença, ou ate mesmo deficiências de alguns, devemos aprender a conviver com o nosso próximo !

O que diferencia o consumo consciente do consumo responsavel ? :D

Consumo consciente: é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e a vida em geral dos consumidores. O consumo consciente também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.

Consumo responsável: adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja a elaboração não envolva a exploração dos seres humanos,animais e não provoque danos ao meio ambiente.

Quais são as atitudes que trazem resultados positivos ? :D


As atitudes que devemos ter para que possamos ter um resultado positivo, são bem simples:


- Respeito mutuo .

- Olhar o Mundo com um olhar mais critico, mais criativo !

- Reaproveitar, reciclar e reutilizar , para tornar nosso Planeta um lugar melhor .

- Sermos pessoas mais éticas, sinceras .

- Nunca desistirmos de nossos objectivos.

- Lutar pelos nossos ideais .

- Nunca abrir mão de nossos valores !


Devemos procurar melhorar sempre, para nos tornar-mos cada dia melhores !

O que é liderar, e quais sao os tipos de liderança que o mercado conhece ? :D


Ser líder e principalmente conhecer como um tudo sua área específica. Liderar é saber transmitir o que deseja, é saber ouvir o que se cobra.


OS TIPOS DE LIDERANÇA QUE O MERCADO CONHECE:


Líder executivo: é aquele que surgi por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muita habilidades técnicas e competências.


Líder coercitivo: aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável.


Líder distributivo: aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando de perto e cobrando resultados. É o líder que não constrói nem destrói mantendo um posicionamento de " posições e papéis".


Líder educativo: aquele que costuma dar o exemplo, seus liderados tem uma relação de responsabilidade com o trabalho. É onde existe abertura para troca de conhecimentos não apenas técnicos, mas também humanos.


Líder inspirador: aquele que raramente precisa dar ordens a seus liderados, eles se sentem atraídos pela figura do líder e estão dispostos a fazer o que é necessário.

O que é criatividade , e como ela acontece ? :D


Criatividade é o modo de viver, de ser, de pensar e de agir. É olhar uma coisa e ver diferente do que todos vêem, é o ato de criar algo novo ou de transformar algo que existe em outra coisa ( inovar).


É a capacidade que os humanos têem de se adaptar à rotinas ou situações extremamente diversas, sem perder o auto-controle.


É a melhor ferramenta para alcançar novas soluções. Resolver um problema de forma incomum através de um simples arranjo de ideias.

A capacidade de criar algo novo a ser acrecentadoem uma 'caixa de conhecimentos' pré-existentes.


Criatividade é errar de vez enquando, afinal o que é o erro senão uma tentativa de acerto.

Enfim é a capacidade de pensar diferente e realizar uma ação a partir desse pensamento.
A criatividade não tem hora nem momento exato para acontecer, ela chega sem pedir licença, vem na imaginação da pessoa que à coloca em prática e realiza belas ações.

Os dez mandamentos, e o aprendizado que se pode tirar deles ! :D


Os dez mandamentos são :


- Amar a Deus sobre todas as coisa;
- Não fazer imagens para a adoração;
- Não tomar seu santo nome em vão
- Guardar o dia de sábado;
- Honrar pai e mãe;
- Não matar;
- Não adulterarás;
- Não furtar;
- Não levantar falso testemunho;
- Não desejar a mulher do próximo nem cobiçar nenhum de seus bens;

OS DEZ MANDAMENTOS NA CODIFICAÇÃO :

- De adoração;
- Do trabalho;
- Da reprodução;
- De conservação;
- De destruição;
- De sociedade;
- Do progresso;
- De igualdade;
- De liberdade;
- De justiça,de amor e de caridade;


O aprendizado que podemos tirar disso tudo, e que devemos acreditar mais em Deus para construirmos uma nação melhor ! Hoje em dia, tudo isso foi perdido, ninguém mais acredita nesses valores que a religião vem aplicando a muito tempo.

As regrαs de convivencia que considero mais justas em nossa sociedαde ! :D


As regras de convivência que considero mais justas na nossa sociedade são:




- Respeitar aos outros, da mesma forma que deseja ser respeitado.



- Assumir suas assoes e seus erros.



- Sempre estar aberto a mudanças.



- Nunca abrir mão de seus valores.



- Respeitar o ambiente no qual vivemos , afinal, eu quero um ambiente inteiro, não um meio-ambiente !


- Valorizar as coisas simples da vida, o amor, a paz, o calor de um abraço !


Morαl e seus significados ! :D


O termo moral vem do latim "morale", que significa relativo aos costumes.Pode ser definido também como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação, ou por níveis de apropriação, onde se encontra o carácter, os sentimentos,e os costumes. Em alguns dicionários defini-se moral como: os conjuntos de regras, costumes e prescrições a respeito de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.Portanto o termo moral significa conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

αuto - imagem :D


A auto-imagem é o conjunto de ideias, conceitos, opiniões e imagens que alguém tem de si mesmo, bem como a imagem que supõe projetar para os outros. O estudo da auto-imagem é relevante para a psicologia e outras linhas de pesquisa do ser humano na medida em que a imagem que um indivíduo tem de si determina importantes aspectos de seu comportamento, notadamente a forma com que se relaciona com os outros: Por exemplo, pessoas com uma auto estima depresiativa tendem a formar mecanismos de defesa para diminuir seu sofrimento psíquico, dentre os quais destacam-se :

- Buscar insistentemente a aprovação alheia;
- Competir em diversos contextos no anseio de reverter sua auto-imagem depreciativa;
- Esquivar-se de interações sociais ou situações novas para não ver sua auto-imagem negativa reforçada;
- Assumir posturas artificiais e inautênticas na intenção de melhorar a imagem que projetam;
- Esconder a todo custo seus erros para não sofrer maiores danos à auto-imagem;



Já pessoas com uma auto-imagem distorcida para mais tendem a ser presunçosas, míopes quanto a seus próprios equívocos e predispostas a personaliza excessivamente tudo o que fazem, ou seja, tomam a si mesmas como medida de tudo.
Uma pessoa com auto-imagem realista está mais apta aos desafios da vida a ao bom relacionamento humano, pois seu comportamento é coerente com a ideia que faz de si, o que lhe permite uma autoconsciência mais acurada e assim pode mais facilmente corrigir seus erros e ter satisfação em suas conquistas !

αutoconhecimento :D


Em filosofia, o autoconhecimento ou conhecimento de si é a finalidade de uma na busca de natureza ética. O que se busca é a explicação de como e o que é conhecido, isto é, o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.


O conhecimento de si distingue-se do conhecimento de outras coisas ( as coisas exteriores ao sujeito) por ser imediato, no sentido de não depender de evidências. Pode-se dizer que o autoconhecimento é fruto da introspecção. O sujeito tem acesso privilegiado aos próprios pensamentos, isto é, conhece os próprios pensamentos de uma maneira que os outros usualmente não conhecem. Tal acesso privilegiado é a marca da autoridade da primeira pessoa, pois usualmente o que o sujeito diz sinceramente que pensa deve ser considerado como o que ele pensa, enquanto o que uma outra pessoa diz que o sujeito pensa usualmente não é um relato que desfrute da mesma autoridade.

αuto - estimα


A auto-estima envolve tanto crenças auto-significantes( por exemplo: "Eu sou completamente/incompetente", "Eu sou benquisto/malquisto") e emoções auto-significantes associadas ( por exemplo, triunfo/desespero, orgulho/vergonha).

Também encontra expressão no comportamento( por exemplo, assertividade/temeridade, confiança/cautela).

Em acréscimo, a auto-estima pode ser construída como uma característica permanente de personalidade ( traço de auto-estima) ou como condição psicológica temporária ( estado de auto-estima).

Finalmente, a auto-estima pode ser específica de uma dimensão particular( por exemplo "Acredito que sou um bom escritor e estou muito orgulhoso disso ") ou de extensão global ( por exemplo "Acredito que sou uma boa pessoa, e sinto-me orgulhoso quanto a mim no geral") .
αuto - estimα , como vai a sua ?